Pesquisar este blog

domingo, 27 de abril de 2014

A história da Vila de Igatu, Andaraí, BA - Chapada Diamantina

IGATU, chamada antigamente de Xique-xique de Igatu, é um pequeno distrito do município de Andaraí, Estado da Bahia. localiza-se na Serra de Sincorá, entre os municípios de Andaraí e Mucugê. Possui, hoje, aproximadamente 300 habitantes.

Curiosidade: Igatu significa "água boa" em tupi garani.

A vila de Igatu teve seu apogeu entre os anos de 1940 e 1950. Estima-se que 10.000 pessoas moravam na vila e em seus arredores naquela época. Com o declinio dos diamantes e consequente migração dos habitantes locais, a vila quase virou cidade fantasma.  Não podemos deixar de mencionar que os próprios moradores, no desespero de achar diamantes, derrubaram suas próprias casas e até ruas inteiras atrás deste pequeno minério. Encontram-se ainda hoje, as ruinas de diversas casas localizadas no que já foi um bairro chamado de São Luiz.

A partir da década de 90 (noventa), o turismo surgiu na região e passou a ser fator de desenvolvimento para a maioria dos moradores. Alguns moradores tiram seu sustento trabalhando como guia, levando turistas a rios e cachoeiras; Outros trabalham em pousadas, restaurantes e/ou fazendo artesanatos. De qualquer maneira, é fato concreto que o turismo revolucionou a região da chapada diamantina, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento. A questão agora é a sustentabilidade pois, já começou a destruição da fauna e flora por parte dos turistas.

A cada ano aumenta o número de visitantes a velha e charmosa vila de Igatu. Ano passado, nas festas de São João, não coube espaço para tantos carros que vieram a vila.

Portanto, eu digo: venham conhecer a vila de Igatu.

 
Ah! Não esqueçam de deixar seus comentários! Obrigado!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 

 

2 comentários:

  1. No meu entendimento estas casas tem mais de 300 anos, como dize que o auge foi 1950.Só quero dizer que isto que se vê aí, é bem mais velho, beira a 1700 mais ou menos. Cheguei a pensar que Igatu fosse a cidade perdida do manuscrito 512, mas depois cheguei a conclusão que não é. com isto não estou querendo tirar o valor da obra, pelo contrário, quanto mais antigo, mais valor, se Deus quiser ainda irei conhecer esta maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão,parabéns pelo interesse
      Em arqueologia.Eu adoro o assunto.Tudo indica que a cidade
      do doc. 512 era apenas uma
      formação arenosa desgastada pela
      erosão eólica,como em vila velha
      no Paraná,segundo inf.do pesquis
      ador André Rebouças que andou
      pelo local em suas andanças.

      Excluir