Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

Gruta da Torrinha: um lugar inesquecível na Chapada Diamantina.

Olá!
 
Considerada a nona maior gruta do Brasil e a mais ornamentada da região das cavernas visitáveis na área de Iraquara, a Torrinha apresenta diversas variedades de formações geológicas ao longo dos seus 12,5 Km de extensão.
 
Raros espelotemas como helictites, canudos de cristal e de gipsita de até 60 centímetros de comprimento são presença fácil no seu interior.
 
A caverna abriga, também, a 2ª maior flor de aragonita (formações semelhantes a flores de vidro) de todo o mundo. Existem três roteiros para visitação. No 1º, apenas as formações básicas da caverna.
 
O 2º dá acesso às formações conhecidas como vulcão e a bolha de calcita, com flor de aragonita. Mais completo, o 3º abre acesso ao salão branco e às raras helictites com flor de aragonita na ponta.
 
O visitante deve ter bastante cuidado, devido à fragilidade dos espeleotemas, portanto, nada de toca-los e nem pensar em elevar o tom de voz.
 
Como chegar: Pegar a BR sentido Seabra e dobrar a direita, sentido Iraquara, antes do posto Carne Assada. São cerca de 70 km de Lençóis.
 
Ao chegar, falar com o Sr. Eduardo. Taxa de visitação varia um pouco de acordo com o numero de visitantes. É bom levar lanternas.
 
Recomendo depois da visitação à gruta, na volta para Lençóis, parar e subir no morro do Pai Inácio para ver o por do sol.
 
Boa Viagem!     
 
Ah! Não esqueçam de deixar seus comentários! Obrigado!


                                                                                        ChapaHouse


 
 
Indo pra Entrada







 








A guia da caverna e o rapaz que guiei




 













formação em forma de dente






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário