Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Incrível! Após a queimada, na Vila de Igatu, a natureza se reconstruiu.

Olá!

Em Outubro de 2013, parte da serra de Igatu queimou. Eu estive em Novembro e constatei o desmatamento causado e, foi terrível. Já mencionei anteriormente neste blog os motivos das queimadas e suas possíveis soluções portanto, vou apenas mostrar aqui o renascimento do mato.

Após a queimada, constatei pessoalmente que grande parte da vegetaçãofoi restaurada. Lógico que as árvores maiores ainda estão florescendo mas pelo menos grande parte da vegetação rasteira já renasceu e prospera. A natureza é fantástica e já conseguiu dar a volta por cima.

Não podemos esquecer que vários animais foram mortos e algumas espécies de vegetação talvez não se recupere mais.

Abaixo mostra umas fotos onde é visível a vegetação nova.

> > > Fiz um replantio de mudas na Serra Alta após a queimada. Plantei 100 sementes de Ipê, várias sementes de pitanga e Arruda da Serra. Espero que nasçam.

Até Breve!                                       ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu
 
 
 
Veja o verde! Era tudo queimado!


 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Atenção! A especulação imobiliária chegou a vila de Igatu. Vamos preservar!

Olá!

Quero levantar uma polêmica aqui: O progresso está destruindo a vila de Igatu?
 
Não sei. Apenas sei o quê vi neste último carnaval. A vila com menos árvores, várias áreas destruídas, brigas entre moradores por causa da possível venda de terras, obras, e mais obras....
 
O tal "frenesi" que se vê nas cidades grandes chegou a Igatu. O povo só fala em adquirir coisas, aumentar a casa para alugar e por ai vai. Presenciei a derrubada de uma árvore centenária na rua que sobe para o cruzeiro. Outra em frente a pousada de Dona Lita.

Vi novos habitantes da vila queimando seu lixo após o carnaval na maior cara de pau. Estes mesmos, diga-se de passagem, queimaram várias áreas com árvores e tudo mais apenas para dar lugar a uma nova casa de veraneio.

Estão construindo casas de tijolos, ou seja, descaracterizando a vila que é feita de casas de pedras, originalmente. Casas estas de veraneio também.

O povo nascido em Igatu aos poucos está sendo substituída pelos ricos com suas casas de veraneio. Vê-se crianças, hoje em dia, comendo biscoitos da marca Nestle. Não mais bolachas feitas pelas avós e etc.

A consciência ecológica da humanidade é zero para a maioria da população e o tal do capitalismo leva a destruição a todos os lugares do mundo. Infelizmente, chegou a Igatu. 

Será que ninguém é capaz de lutar contra este sistema de forma que a vila de Igatu sobreviva por mais 200 anos?

ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu
 

 
Esta casa pertence aos novos habitantes capitalistas. A grande lembra bem as cidades grandes que é de onde este povo realmente pertence. É a primeira grade de ferro instalado na vila, com certeza. Ao fundo, é possível ver árvores semi cortadas.
 
As árvores semi cortadas, pra quê???


Aqui, é possível ver uma caixa dágua instalada sobre uma fenda.

Aqui, vemos uma árvore completamente cortada aparentemente sem motivo algum.
Felizmente, depois foi plantada uma quaresmeira no lugar desta. ufa!


A especulação imobiliária faz-se presente em Igatu. Os preços estão altos e os novos habitantes capitalistas estão comprando tudo e, assim, inflacionando tudo.


Veja aqui os tijolos das grandes cidades chegando ao sertão da Bahia....
Progresso ou Regresso? Cadê as lendárias casas de pedras dos garimpeiros?


Mais grades de ferro. ...e assim meus bens e familiares estarão protegidos...
Do quê: de quem? a vila de Igatu não tem nem ladrão de galinhas.
Estão trazendo a paranoia e insegurança típicos das cidades grandes. é uma pena!

 
 Eu registrei esta queima de lixo feita logo após o carnaval. Foi feita por novos habitantes capitalistas sem a menor preocupação. Será que há consciência ecológica neles?

 Terreno limpo para obras... eles queimam tudo para depois construir.

Pra quê isso?

A árvore por pouco não foi queimada por completo. um absurdo!



Pedras pintadas de branco. Completamente errado.
 
 
 

quarta-feira, 18 de março de 2015

O Tombamento federal do município de Palmeiras.

Olá!

Tombamento é um ato de reconhecimento do valor histórico de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Portanto, é um ato que tenta preservar o passado. Uma ação importante visto que, a chapada diamantina foi palco de grandes histórias no passado.

>> >> Veja, abaixo, a notícia do próprio site do Iphan:

http://iphanba.blogspot.com.br/2015/03/iphan-ba-recebe-deputado-felix-junior.html

segunda-feira, 16 de março de 2015

O superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, recebeu na última sexta-feira (13) a visita do presidente da Comissão de Cultura da Câmara (CCULT), o deputado Félix Mendonça Júnior, acompanhado do prefeito do município de Palmeiras, Adriano de Queiroz Alves (Didico), e o presidente da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Palmeiras, Herbet Alves.

A pauta principal foi o processo de tombamento, na esfera federal, de Palmeira, que além de sua beleza natural formada por serras, grutas, cavernas e cachoeiras, preserva remanescentes arquitetônicos e culturais do século XIX, testemunhos da época do descobrimento e exploração das lavras de diamantes na Bahia. Palmeiras está localizada na Chapada Diamantina Central, região que abrange total ou parcialmente os municípios de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Igatu, Seabra, Itaeté, Ibicoara e Iraquara.
Palmeiras faz parte da Unidade de Conservação e do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PARNA). Na cidade há um importante patrimônio histórico, facilmente observado nos casarões localizados na Praça José Gonçalves, na Rua Rui Barbosa, ou o Cine Teatro construído na Rua 15 de Janeiro na década de 30. No município já são tombados pelo Iphan o conjunto paisagístico do Morro do Pai Inácio e Rio Mucugezinho.
 
Carlos Amorim assegurou que irá acelerar os estudos visando o tombamento de Palmeiras, solicitado ao Iphan em 1998, e assim “garantir a preservação histórico, cultural, arquitetônico e ambiental desta importante cidade da Chapada Diamantina”. Para o prefeito Didico, com o tombamento o município irá alavancar melhorias na infraestrutura e benefícios de caráter econômico, sem perder o seu valioso patrimônio histórico, que é um dos mais belos e importante conjunto arquitetônico da Chapada.
 
O presidente da CCULT, deputado Félix Mendonça Júnior, elogiou a atuação do Iphan na Bahia e reafirmou a importância do PAC Cidades Históricas para o Brasil, cuja proposta é buscar a recuperação e a revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural.

ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu

quarta-feira, 4 de março de 2015

Município de Andaraí decreta Situação de Emergência devido à estiagem.

Olá!

A prefeitura de Andaraí aprovou, no dia 02 de março de 2015, pelo Decreto n° 1.188, a Situação de Emergência nas áreas afetadas pela estiagem que afeta grande parte da Bahia, inclusive Andaraí. Esta vigorará por 180 (cento e oitenta) dias.
 

O governador Rui Costa (PT) reconheceu a situação de emergência pela estiagem no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. De acordo com a publicação, os danos decorrentes da estiagem estão afetando as atividades econômicas e atinge a população do município.

 

 


 
 
 
► Este problema, recorrente, não terá solução enquanto não mudarmos nossa maneira de viver atual para um meio de vida, realmente, sustentável.
 
 
 
ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu
 
 
 


domingo, 1 de março de 2015

♥ Gruta Lapa do Bode - Um passeio muito legal, perto da vila de Igatu, que ninguém conhece.

Olá!
 
A vila de Igatu é muito mais que apenas um pequeno distrito isolado em Andaraí. Seus arredores tem diversos rios e cachoeiras além, de grutas e picos elevados. Você precisa apenas de um carro com alguém que conheça as estradas da região. O melhor é que a maioria dos turistas estão na região de Lençóis o que possibilita a você passear com mais sossego e com preços melhores.

A gruta da Lapa do Bode é um lugar extraordinário e até hoje, por enquanto, desconhecido pela maioria dos turistas. Fica muito perto, indo de carro, da vila.

Saindo pela BA 245, em direção a Mucugê, você deve andar aproximadamente 12 km até a entrada principal da gruta que fica a beira da estrada. Lá você encontrara uma pequena casa, tipo bar, onde o responsável pelo passeio o orientará e o guiará pela caverna. Tem que pagar uma pequena taxa.

Logo abaixo, uns 200 metros tem o Rio Piaba que você ainda pode se banhar após a caminhada.

A gruta é fantástica, linda, maravilhosa. A entrada esta a uns 300 metros da estrada, uma caminha bem fácil. O interior da gruta é grande e larga. Não há necessidade de se abaixar ou arrastar. Por isso, pode levar pessoas com maior idade. Ainda tem várias formações lindas como stalactite, entre outros.

Você deve combinar este passeio com outro, por exemplo, o poço azul que não fica muito longe da gruta.
 

Boa Viagem e bom passeio!         
 
ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu