Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Conseqüências da atividade garimpeira de diamante na Bacia do rio Coisa Boa, vila de Igatu - Andaraí - BA

Olá!

Este artigo, excelente, mostra o quanto estamos atrasados na questão ambiental e, o quê já fizemos, negativamente, com a chapada diamantina e com a vila de Igatu.

Portanto, eu recomendo a leitura completa.

Não deixem de ler!

                                     ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu

Abaixo, selecionei alguns trechos que achei importante:

► A vila de Igatu, hoje reduzida a poucas ruas e casas, teve seu auge entre 1900-1920, quando apresentava trinta mil habitantes...


Apesar dos impactos causados pela mineração serem, na sua maioria, pontuais, atingindo pequenas áreas no meio físico... ...eles são intensivos e alteram negativamente o ambiente através de diversas formas de impactos, a saber: impactos de origem física e química sobre as águas, sobre o solo, na atmosfera, sobre a flora e fauna, na topografia original do terreno e sobre o ambiente urbano


 

O crescente domínio de substrato rochoso, um desdobramentos do processo garimpeiro que remove vegetação, solos e coberturas sedimentares, vem destruindo fisicamente os aqüíferos por esvaziamento das fraturas que os contem, promoveram ao longo de 156 anos exposição de rocha impermeável em toda a região.


 

O processo pode ser piorado quando, o crescimento urbano exageradamente rápido promovido pelo turismo, ao precisar de material construtivo retira, destes leitos, a areia lavada que os assoreia e que retém um pouco da água disponível...

 
Este processo destrói a retenção natural da água, que a libera lentamente aos rios garantindo volume de água e fluxos permanentes, resultando em rápido escoamento superficial, ampliação das cheias e do esvaziamento de rios de serra, que se tornam temporários.

 
Essa quantidade imensa de garimpeiros que atuou nos rios, em suas margens e, principalmente, nas encostas da Chapada, operando durante mais de 130 anos, sem a preocupação com ações mitigadoras e de recuperação ambiental...

 
Segundo depoimentos dos antigos moradores e dos estudiosos pelo tema, o quadro físico natural da Chapada Diamantina era consideravelmente distinto do que se pode ver atualmente.


 

► A Chapada Diamantina apresenta uma das situações ambientais mais problemáticas, ao longo de sua história, uma vez que o uso dado ao seu solo reestruturou a dinâmica hídrica regional. ...na área é crescente a transformação dos rios em rios temporários, implicando redução de disponibilidade hídrica e riscos de secamento, como já ocorrem em outras Chapadas,
 
 

► Essa quantidade imensa de garimpeiros que atuou nos rios, em suas margens e, principalmente, nas encostas da Chapada, operando durante mais de 130 anos, sem a preocupação com ações mitigadoras e de recuperação ambiental, foram, efetivamente, as maiores responsáveis pela degradação do meio natural,
 
 
► A grande duração de sua atividade e a quantidade de garimpeiros existente, aliada aos métodos utilizados em regiões de sensibilidade ambiental importante (como as nascentes, por exemplo) apontam o garimpo artesanal como o principal algoz da Chapada.
 
 
► A perda da vegetação foi algo inevitável em Igatu. Para se extrair o minério em quase toda modalidade de garimpo, muitas vezes era necessário retirar a vegetação local para limpar a frente de serviço de extração e assim permitir o seu funcionamento adequado.
 
 
► Os impactos sobre a fauna ocorreu principalmente porque muitos garimpeiros caçavam com frequência nos arredores do garimpo,
 

S. de Oliveira Santos, Leila Thaise; Pinho Vasconcelos, Murilo; Purificação Rodrigues, Danusa da;
Cseko Nolasco, Marjorie; Bonfim de Jesus, Taise
Conseqüências da atividade garimpeira de diamante na Bacia do rio Coisa Boa, vila de Igatu - Andaraí - BA
Revista de Biologia e Ciências da Terra, vol. 10, núm. 2, 2010, pp. 1-11
Universidade Estadual da Paraíba
Paraíba, Brasil

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cachoeira do Zé Varinha: Uma trilha a ser aberta em Igatu.

Olá!

Como já disse antes aqui, a vila de Igatu tem diversos tipos de passeios e atrações e, hoje, vou mostrar uma cachoeira muito bonita que eu mesmo nunca fui até ela, chama-se cachoeira do Zé Varinha.
 
Ela tem este nome por causa da forma proporcional que forma com a montanha que desce o córrego de sua formação. As fotos não mentem. Parece uma varinha de condão branca no meio da montanha.
 
Não conheço ninguém que tenha ido até ela nos tempos atuais, nem mesmo Chiquinho, o guia local mais famoso. Não tem trilha aberta e, é preciso, esperar a chuva pois, esta cachoeira é transitória, ou seja, só tem água jorrando quando chove bastante. Não adianta ir na época seca, igual a cachoeira da Visagem.

> Como chegar:

A trilha para a Serra Alta nos leva bem próximo da cachoeira mas, como toda a chapada, tem inúmeras depressões até o ponto da cachoeira. O mato não é tão fechado devido a queimada ocorrida a pouco tempo.
 
Espero vocês aqui para podermos explorar esta cachoeira.
 
Boa Viagem!                                   ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu
 






 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Rio Piaba: Um dos motivos de você ir a IGATU.

Olá!
 
Como sempre digo aqui, a vila de Igatu é o melhor lugar da chapada diamantina; vejam algumas fotos do Rio Piaba, um belo afluente do Paraguaçu.
 
O Rio Piaba fica pertinho da vila de Igatu. De carro, você deve sair pela estrada de terra em direção a Mucugê. Depois, na BR 245 é só parar no lado esquerdo da pista, ao lado da primeira ponte que você avistar - tem uma entrada para carros onde os turistas costumam estacionar seus carros - é seguro.
 
Eu aconselho, como guia local, fazer um belo de um piquenique na beira do rio e ficar o dia todo explorando seu leito rochoso. Suas águas são limpíssimas, é possível bebe-la, se quiser. Pode levar toda a família pois, do carro até a água são 20 metros.
 
Mais informações, fale comigo!
 
Boa Viagem!                                   ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu.









Chiquinho de Igatu - Grande amigo.







Ponte onde devemos para o carro










quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cachoeira da Conceição dos Gatos: Um lugar pouco conhecido em Palmeiras.

Olá!

Caso esteja procurando algo tranquilo, a Cachoeira da Conceição dos Gatos, dentro de uma propriedade particular, é uma boa escolha. Situada a oeste do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Conceição dos Gatos é um vilarejo de Palmeiras (cerca de 14 km)que está começando a ganhar fama entre os turistas
 
A Cachoeira, que pode ser apreciada através de uma trilha aberta e outra que passa por uma  propriedade  particular  (ao custo de  R$ 2,50  por  pessoa, em  torno  de  600m de distância e 10min de caminhada), com um refrescante córrego criado na época do garimpo para desviar água para a exploração de minérios e uma queda de mais de 60m.

A trilha, que dizem  ter sido  criada por escravos, é bastante fácil, totalmente autoguiada, e possui um  poço  com  uma  pequena  queda  d’água, ideal  para  o  banho. Atenção, caso queira, é possível subir o rio um pouco mais até uma outra queda d´agua.

Na volta para casa, não esqueça que tem várias restaurantes locais (casas de moradores)onde é possível comer uma verdadeira galinha caipira e beber um bom e gostoso café orgânico, feito na região e moído na hora.

Não perca!
 
Boa Viagem!                                                   ChapaHouse sua Agência de Turismo
 






caminho pelo leito do rio para o segundo poço


subindo o rio...

segundo poço com uma pequena queda ao fundo





Ailton amigo e guia de lençóis

maluco gente boa que encontramos na trilha

eu

segunda queda

 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Turista capixaba morre afogado durante excursão na Chapada Diamantina.

Olá!
 
Infelizmente temos que divulgar este tipo de notícia para que não ocorra novamente. É uma fatalidade coisas deste tipo.
 
As pessoas que vem a Chapada Diamantina tem que ter consciência plena de suas capacidades e limitações e, NUNCA, andar sozinha.
 
 
 
Um turista capixaba morreu afogado no Poço do Diabo, neste domingo (14), no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um grupo de amigos estava com a vítima fazendo excursão no momento do acidente.
 
Segundo informações da Delegacia Territorial, Adriano Gonçalves, 37 anos, era advogado e estava a passeio na região. Ainda de acordo com os bombeiros, um guia solicitou o socorro, no entanto, quando a equipe de salvamento chegou ao local, o advogado já estava sem vida.
 
Fonte: Chapada Notícias.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dicas de Viagem para quem vai visitar à Chapada Diamantina.

Olá!

Para quem vai conhecer a Chapada Diamantina é necessário ter em mente que a maior parte do tempo você vai passar andando.
 
Há pontos turísticos interessantes que podem ser feitos de carro ou até mesmo em alguns minutos a pé, mas os lugares realmente bonitos levarão horas de caminhada entre matos, rios, penhascos e cânions. Por isso, algumas dicas são importantes para que não se fique frustrado na hora de enfrentar uma trilha:
 
> > Procure andar calmamente, não transforme a caminhada numa marcha forçada. A maior parte das belezas naturais da serra vai estar ao seu redor durante os vários dias de caminhada. Procure admirar a beleza das paisagens, sinta o prazer de olhar para as formações rochosas e as planas exóticas, admire os pássaros coloridos que cruzam os céus. As trilhas são para conhecer as paisagens e não uma maratona. O silêncio é importante. Não leve a agitação da cidade para o passeio. Pratique meditação enquanto caminha.
 
> > Informe-se sobre as dificuldades do passeio antes da partida, e avalie se suas condições físicas e psíquicas são adequadas. Na chapada existem passeios de todos os tipos. Ajuste-se para não se prejudicar ou prejudicar os outros. Procure conversar com algum turista que já tenha feito a trilha. O guias não sabem descrever as dificuldades muito bem porque já estão acostumados com a serra.
 
>  > Não ande encostado na pessoa a sua frente. Tente manter 4 ou 5 metros entre você e os outros. Isto vai ampliar seu campo de visão, não somente para enxergar melhor a serra, mas também para poder evitar pedras e tocos no caminho e para não estar sujeito às chicoteadas dos galhos arrastados pela mochila do companheiro à frente.
 
> > Descanse. Como já falamos, um passeio não é uma marcha forçada. Procure seu próprio ritmo de andar e descanse sempre que necessário. Aproveite o momento para olhar a paisagem, tomar um banho, tirar uma foto ou merendar.
 
> > Pare no primeiro instante que sentir algum problema com os pés ou a mochila. Tire os sapatos ou mochila e trate do problema enquanto ainda estiver pequeno. Não deixe pra depois, não fique andando (e sofrendo) só para não atrasar o grupo por alguns minutos. Mais tarde, se o problema piorar (e vai se não for logo tratado), você vai atrasar o grupo muito mais.
 
> > Procure não andar sozinho pelas trilhas da serra. Um pé torcido ou uma picada de cobra podem ser fatais sem a ajuda de alguém, mesmo que esta pessoa não seja nenhuma especialista em primeiros socorros. Procure agir com responsabilidade. Se for sozinho avise a alguém aonde vai e quando volta.
 
>  > Procure só levar o essencial, não ande com mais de 10 Kg na sua mochila. Você pode até achar que pode andar com mais do que isso, mas depois de 8 horas de caminhada com este peso nas costas você terá transformado seu passeio numa tortura. Não leve toalha, pesa muito e depois de qualquer banho você seca rapidamente depois de 5 minutos. Leve somente duas camisas, uma pra caminhar (que vai ficar imunda e deve ser lavada no último rio que for encontrado no passeio) e outra pra dormir confortavelmente (esta poderia ser mais grossa para o frio das partes mais altas da serra).
 
>  > Procure andar com um short jeans que é resistente e não faz calor nas pernas. Leve uma calça comprida que pese pouco e seja quente para a hora de dormir.
 
>  > Nunca molhe seus tênis. Se tiver que atravessar algum rio, retire os sapatos e depois recoloque-os na outra margem. Você vai perder um pouco de tempo mas é melhor do que o incômodo da água no sapato. Isso também evita que ele se rasgue mais rapidamente.
 
>  > Equipamentos: 1 cantil (1 litro), fósforos, velas, lanterna (uma simples, do tipo que usa 2 pilhas AA), pilhas alcalinas, um copo de alumínio, mapas, bússola, canivete, estojo para costura de emergência (com linha e agulhas pesadas para reparos nas mochilas e nos tênis), produtos de higiene pessoal, algum dinheiro, medicametos pessoais (mini pronto-socorro), e alguns itens opcionais como máquina fotográfica, lápis e caderno.
 
>  > Aprenda a ler mapas e a usar bússolas. Além de evitar que você se perca, vai fazer com que você conheça melhor a região.
 
>  > Leve sacos plásticos para não deixar lixo nas trilhas. Contribua para a beleza do parque. Se você levou, traga de volta!
 
>  > Se você for picado por uma cobra não entre em pânico pois a maioria da picadas são cegas (sem veneno, somente pra assustar). Não faça torniquete e nem corte ou fure o ferimento. Alguns tipos de veneno causam emorragia e isto só agravaria a situação. Mantenha o membro afetado pra cima para diminuir a circulação do sangue na região. Procure saber qual a cobra que o picou. Se não conhecer, procure matá-la. O tratamente eficaz depende do tipo de cobra. Não coloque nada no ferimento. Carregue a pessoa picada até a cidade mais próxima, não a deixe caminhar sozinha.
 
>  > Se for picado por um escorpião verifique se ele é do tipo amarelo, pois é o único na região que possui veneno para imobilizar o ser humano. Procure rapidamente sair da trilha e chegar à cidade mais próxima.
 
>  > Não coloque a mão em buracos ou atrás de pedras onde não puder ver. E só ande nas trilhas. Caso contrário estará pedindo pra ser picado ou atacado por abelhas.
 
>  > Fique atento ao caminho que estiver fazendo, seja responsável por sua segurança. Não vá colocar sua vida nas mãos de um guia ou de seus amigos. Finja para si mesmo que vai ter que fazer o caminho de volta sozinho.
 
> >  Não leve alimentos que precisem de várias horas pra ser preparado. O vento e a falta de galhos secos na serra irá dificultar a alimentação do fogo por um longo prazo. Não leve alimentos do tipo "instantâneo" pois você vai enjoar deles depois de três dias. Procure levar coisas que não precisem ser preparadas e sejam ricas em energia como queijo, requeijão, alimentos desidratados, ovos cozidos, mel, leite em pó, chocolate ou rapadura, biscoitos/bolachas, frutas secas, granola, nozes, chá, farofa, etc. Leve sanduíches para o primeiro dia de caminhada, mas cuidado com a maionese pois ela se estraga rápido e pode fazer muito mal.
 
> >  Escolha um lugar plano para colocar a barraca, nada pode ser pior do que dormir em um terreno inclinado ou com pedras. Procure ficar próximo a um rio para ter água com facilidade, mas não fique na margem pois o solo da chapada é muito rochoso, e no caso de uma chuva forte pode acontecer a "tromba d'água", onde o rio sobre uns 10 metros arrastando tudo que há por perto. Há vários registros de pessoas que morreram por não terem este tipo de cuidado.
 
>  > Não destrua a área pra acampar. Deixe somente grama amassada. Não corte a vegetação pra acampar, não cave a terra, e faça uma fogueira mínima para não desperdiçar a madeira local. O que é um tronco seco pra você é na realidade um habitat completo para muitos animais, os pequenos "cidadãos" da serra. O negócio é compartilhar a natureza com suas outras criaturas e não se apoderar de tudo.
 
> > Se você se perder por algum motivo, procure ficar calmo e não ande à noite. Siga a primeira trilha que encontrar. Elas sempre vão pra algum lugar e não estão ali à toa. Se não encontrar uma trilha, siga o curso de um rio pois pode haver algum povoado no final dele.
 
 
Boa Viagem!                                    ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Blog do Leo Barbosa: Tanquinho de Lençóis: Carreta tomba na BR-242 e de...

Olá!

Um Alerta para quem vem de carro de Tanquinho em direção a Lençóis.

Nesta parte da estrada, o declive é grande, além de ter uma curva e, depois, uma ponte.

Cuidado com os caminhões! São perigosíssimos.

O lugar, em questão, é conhecido como "Feira Popular" pois, sempre tomba caminhão na mesma curva e o povo local corre para saquear a mercadoria.
 
A causa real, todos sabemos: o capitalismo selvagem.  Veja a notícia.
 
Abraços                                          ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu
 

 
Nesta sexta-feira (05) uma carreta Volvo/FH, Prata modelo 2012 com placa policial AWW-1135 de Rancho Alegre D'Oeste/PR tombou próximo ao Tanquinho de Lençóis-BA (Chapada Diamantina) na BR-242 no km 320. A carreta estava carregada de cereais e tombou, deixando uma vítima fatal, que ainda não teve a sua identidade revelada, morrendo no local do acidente. O Corpo de bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal estiveram registrando a ocorrência, parte da rodovia está interditada. As causas do acidente serão apuradas pela polícia. (Macaubense Life)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Rio Piaba: um lugar maravilhoso perto de Igatu (Video)

Olá!

Já postei aqui sobre o rio Piaba e, hoje, seguem os vídeos que fiz na ocasião.

Espero que gostem.

Boa Viagem!                                   ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu