Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Fogo ameaça as nascentes na Chapada Diamantina

Olá!

Com muita tristeza, informo a vocês a situação da nossa querida Chapada Diamantina. Não é nada bom mas, já vi ela mesma ( a chapada) se recuperar de outros fogos.

Morro do Pai Inácio - vista do alto.

Antes


O problema é que leva anos para se recuperar por completo e, exatamente, todo ano, tem queimadas pela chapada. Aí que mora o perigo pois, quando a mata esta se recuperando vem o fogo novamente.

A situação é complicada. Na minha opinião a única solução e a conscientização da população local sobre a importância do meio ambiente. Muitas das vezes, são os próprios moradores que ateiam fogo no mato para agricultura familiar.
 
>>>>> Veja a reportagem do O GLOBO:
 
RIO - A caixa d’água da Bahia está em chamas. A Chapada Diamantina, onde nascem 80% dos rios do estado, enfrenta um dos piores incêndios da História. Muitas áreas de nascentes foram afetadas. O fogo começou há quase um mês, diz o coordenador de projetos da Conservação Internacional, o biólogo Rogério Mucugê, que participa do combate.
 
Ontem, três grandes incêndios estavam fora de controle dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Um deles atinge uma área considerada de “valor intangível” para a conservação.

ADVERTISEMENT

— Todos os anos há incêndios na Chapada. Mas ela tem se tornado progressivamente mais seca, e este ano os incêndios atingiram uma ferocidade histórica — afirma Mucugê.

Segundo o biólogo, a intensificação das secas está, provavelmente, associada a mudanças climáticas. A situação é particularmente grave porque na Chapada Diamantina fica a Bacia do Rio Paraguaçu, responsável por 60% do abastecimento de água de Salvador. As nascentes do Paraguaçu estão na área queimada.
 
O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, estima que a área devastada pode chegar a 30 mil hectares, o equivalente a um quarto de todo o município do Rio.
— Só devemos saber exatamente quantas nascentes foram atingidas em cerca de dez dias. Há uma perda considerável de recursos hídricos.
 
Muitos animais morreram, e outros fugiram. Segundo ele, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, duas áreas preocupam: Barro Branco, perto de Lençóis, e Folha Larga, perto da localidade de Pai Inácio.
 
— Em Barro Branco, a atuação dos bombeiros é muito difícil. Trata-se de um terreno com muitas fendas e cânions. Onde a vegetação está queimando é uma área de acesso extremamente difícil. Até o combate aéreo é complicado. O controle total do fogo talvez só pode ser estabelecido quando chover. É um local muito perigoso para a atuação dos bombeiros — explica Spengler.
 
Ainda há outro grande incêndio perto do município de Andaraí e nas proximidades do Rio Capivara. Quando um foco de incêndio é apagado, outros surgem. Rogério Mucugê diz que a maioria é criminosa. Alguns são causados por turistas. Eles fazem uso indevido do fogo, que se alastra com facilidade.
 
— Temos observado um agravamento dos incêndios ano a ano. Embora a origem possa ser criminosa, a propagação do fogo é muito mais desastrosa quando a mata está mais seca — explica Mucugê.
 
Atualmente, 26 brigadas de voluntários trabalham em cooperação com as brigadas do Ibama, do ICMBio e das unidades de Corpo de Bombeiros de municípios baianos.
 
— É um trabalho exaustivo, que segue sem interrupção 24 horas por dia. Sai um grupo e entra outro, mas ainda temos focos — explica o biólogo, ele mesmo voluntário na contenção dos incêndios que afetam o município baiano homônimo a ele, Mucugê.
 
Os incêndios são frequentes na região, na estação seca, de agosto a novembro. Porém, segundo o biólogo, mudou foi a intensidade da seca, que facilita a propagação do fogo. A Chapada Diamantina é onde Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga se encontram. Rica em diversidade, tem ecossistemas únicos. Ontem, entre as áreas queimadas estava a encosta do Morro do Pai Inácio, um dos símbolos da Chapada Diamantina.
 
Perguntado se o governo baiano teria como evitar incêndios, Eugênio Spengler disse que é preciso melhorar a prevenção e o monitoramento. Para ele, estado, prefeitura e governo federal precisam se articular.
 
Rogério Mucugê destaca que parte do trabalho de recuperação de nascentes que a Conservação Internacional fez na Chapada foi perdida:
 
— Precisaremos recuperar uma parte de novo. É necessário integrar o combate ao fogo e ter programas de prevenção. A seca vai continuar, e não podemos ficar à mercê do tempo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/fogo-ameaca-as-nascentes-na-chapada-diamantina-18123197#ixzz3sOls5l1a
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fogo e Destruição na Chapada Diamantina.

Olá!

Mais um ano e tudo se repete. Fogo! Muito fogo. Apesar dos esforços de nossos guerreiros combatentes, a destruição da fauna e flora são inevitáveis.
 
 
 
Até quando isto se repetira? Mais uma vez, foi, muito provavelmente, o ser humano que mora nas redondezas que colocou fogo no mato. Talvez para "limpar" a área de plantio, como eles mesmos costumam dizer.
 
Acho que não é mais admissível este tipo de comportamento nos tempos atuais, onde todos, até mesmo nas regiões mais distantes como a chapada diamantina, tem televisão ou algum tipo de acesso a informação. A maioria das pessoas tem visto noticias acerca do meio ambiente e sua importância. Portanto, estas pessoas que ateiam fogo na mata tem consciência do quê fazem e, mesmo assim, continuam a fazer. Isto é um crime e deveria ser combatido.

Gente, precisamos fazer alguma coisa! Urgente!

Aceito ideias e sugestões.
 
 
>>>> Vejam a noticia que selecionei:
 
 
O Globo
 
'Trabalhamos nas piores condições', diz brigadista do norte da Chapada

Região é atingida por incêndio florestal há mais de uma semana.
Focos foram contidos em algumas regiões, mas ainda há ameaça

O presidente da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), Augusto Galinares, afirmou que, apesar de o incêndio ter sido controlado em algumas regiões, o fogo continua ameaçando a Chapada Diamantina, que é atingida por focos há mais de uma semana. Ele reclama da falta de equipamentos para que os brigadistas possam combater as chamas.
 
Este é o segundo grande incêndio registrado no Parque Nacional em menos de três meses. Em setembro, o fogo demorou uma semana para ser controlado e destruiu uma área de cerca de nove mil campos de futebol. Agora a estimativa inicial é de que cerca de dois mil hectares de vegetação tenham sido afetados.
 
 
Ação do homem O chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, disse na segunda-feira (16) que as chamas que atingem o parque foram provocadas pela ação do homem."Todos os focos de incêndio que têm aqui na chapada são provocados por pessoas, por alguma razão. A pessoa bota fogo, a gente não tem como avaliar isso [o motivo], mas alguém bota fogo por algum motivo", disse Gonçalves.
 
Vejam as orquídeas prestes a serem queimadas. snif.

 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fotos inéditas da Natureza exuberante da vila de Igatu.

Olá amigos!

Ainda estou procurando minhas melhores fotos para participar do concurso de fotografia da Parna Chapada Diamantina. Vocês lembram?

Não é uma tarefa fácil pois, tenho centenas de fotos.

Como vocês podem ver abaixo, sou apaixonado pela Serra Alta e toda sua história mística sobre seres de outro planeta e etc. Reparem que tem fotos meio estranhas!?

Bom! Espero contar com a colaboração de vocês, através dos comentários deixados.

Agradeço desde já a todos.

Estamos chegando no fim do ano. Já programou suas férias? Nos escreva!

ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu.







 











 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região

Olá!
 
No jornal "o Globo" (Rio de Janeiro) - de hoje, aparece o drama do aquecimento global e uma de suas causas é a emissão de CO2 na atmosfera - todos nos sabemos.
 
Mas o quê nem todos sabem é que, aqui, no interior do Brasil, dentro da mata nativa do Cerrado, pratica-se a queimada criminosamente, ou, simplesmente, por que sempre foi feito e, pior, sem que ninguém faça nada. Por isso, tiro meu chapéu ao Sr. Homero pelo sua coragem e iniciativa. Que sirva de exemplo para nós.
 
Aqui neste blog, já postei vários assuntos sobre as queimadas, inclusive, tenho uma Tag chamada "Queimadas". Não deixem de vê-las! Comentem! Vamos lutar!
 
Vejam esta reportagem:
 
 
 
Postado em nov 9 2015 - 4:20pm por Jornal da Chapada   
 
Após uma série de focos de incêndios que acometeram diferentes municípios da região da Chapada Diamantina, no segundo semestre de 2015, o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, analisa esta situação, a qual denominou de ‘indústria do fogo’. Homero também informa que, na última sexta-feira (6), houve um incêndio florestal na área do Garapa, em Andaraí, debelado pela equipe da Cifa no mesmo dia. Esta época do ano, de clima quente e seco, é mais propícia para que pequenas fagulhas se espalhem pela vegetação de forma mais rápida. Além da importância de ações preventivas, para evitar que essas fagulhas se transformem em um incêndio, é necessário o investimento nas brigadas que combatem o fogo.
 
Segundo Homero Vieira, “a eficiência da Brigada Rosely Nunes tem mostrado que a solução para os incêndios florestais na Chapada Diamantina, como há anos vimos enfatizando, é tão somente a instrumentalização e capacitação das brigadas locais”. A Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes pertence ao Prevfogo, órgão vinculado ao Ibama. Ainda de acordo a avaliação de Homero, o Prevfogo tem obtido êxito não só com a Brigada Rosely Nunes, mas com outras brigadas também.
 
O presidente da Cifa defende que órgãos como o Prevfogo gerencie os combates de incêndios e denuncia a ‘indústria do fogo’. “Os governos Estadual e Federal teimam em ficar com a gerência direta dos incêndios florestais, pois assim podem capitalizar os recursos e usá-los, só Deus sabe como e onde. Transformando os incêndios florestais em uma verdadeira indústria, gerando medo e destruição dos nossos recursos naturais”.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Chapada: Aeroporto de Lençóis tem novo voo com destino a Belo Horizonte

Olá!
 
Esta notícia é para o pessoal de Minas Gerais, uaí. Aos poucos, o desenvolvimento esta chegando aqui na chapada. Desejamos boas vindas aos nossos amigos e conterrâneos mineiros que logo estarão aqui aos montes.

Image result for aeroporto de lencois bahia

▬  Vejamos os preços e horários oferecidos pela cia AZUL > >

Saindo do Aeroporto de Cofins (Belo Horizonte).

Horário            Saída*              Chegada
                         23:12                  14:00

Valor: R$ 809,90             * 2 conexões.

É brincadeira!? Um voo de 27 horas, com este preço.

Segunda opção:

Saindo do Aeroporto de Cofins (Belo Horizonte).

Horário            Saída*              Chegada
                         12:22                  13:32

Valor: R$ 159,90             * Voo Direto

Não preciso dizer que esta é a opção recomendada.

← Voltando do Aeroporto de Lençóis (Chapada Diamantina).

Horário            Saída              Chegada
                         15:05                  18:14

Valor: R$ 189,90   

Atenção com o horário de verão! 

= = = = = = = = = =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = = = = = = = = =

FOTO: Reprodução/Seinfra |
 
Postado em nov 6 2015 - 9:15pm por Jornal da Chapada   
 
• Principal acesso para a região da Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis passa a ter dois novos voos semanais da Companhia Azul Linhas Aéreas para Belo Horizonte. A nova operação teve início na quinta-feira (5), com o primeiro voo partindo da capital mineira às 12h18.
 
Importante polo turístico do estado, Lençóis recebe os visitantes todas as quintas-feiras e opera voos com destino a Belo Horizonte aos domingos, com duas frequências semanais cada. As passagens podem ser encontradas a partir de R$ 99 o trecho. As aeronaves do modelo ATR 72-600, que possuem capacidade para transportar aproximadamente 70 passageiros, foram escolhidas para a operação.

Através de conexões realizadas no aeroporto de Confins, os baianos têm 40 destinos disponíveis, podendo voar nos próximos dias para Orlando, nos Estados Unidos. No próximo dia 16, a companhia inicia a operação internacional partindo de Belo Horizonte. A companhia ainda opera outros sete voos diretos para as cidades baianas de Porto Seguro, Ilhéus, Salvador, Vitória da Conquista, Vitória, Valença, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.
 
Turismo
 
O Aeroporto Horácio de Mattos, em Lençóis, alcançou a movimentação de 10 mil passageiros em 2014. A expectativa agora é que a movimentação cresça a partir dos novos voos, como explica o diretor de aeroportos e terminais da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Denisson de Oliveira.
 
 
“Mais uma facilidade para quem deseja visitar a região da Chapada Diamantina. Um estímulo ao turismo, não apenas para os mineiros que passam a contar com dois voos novos para a Bahia, mas também para os baianos que terão um acesso maior ao hub da Azul para outros destinos, a partir de Confins”, afirmou o diretor.
 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Vila de Igatu vista do alto da Reserva Natural da Manga do Céu.

Olá!
 
A Manga do Céu, como é mais conhecida na região, é um verdadeiro labirinto de pedras  e rochas e, melhor de tudo, fica localizada dentro (no alto da montanha, por trás) da pequena e charmosa vila de Igatu.
 
Muito procurado pelos escaladores, a Manga do Céu é um refugio dentro da vila. Lá tem pássaros, grunas , tocas de garimpo e muito mais. Poucos conhecem seus segredos.
 
Confiram os vídeos, com imagens da vila de Igatu.
 
Comentem!


 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ruinas do antigo bairro Luís dos Santos em Igatu.

Olá!

Para quem não sabe: A vila de Igatu, na época do garimpo de diamantes, possuía uma população de mais de dez mil habitantes. Hoje, restam pouco mais de 300 pessoas.
 
Daquela época de ouro, sobrou apenas ruinas das casas e construções feitas, na maioria das vezes, por escravos. Em todo lugar que se vá, há alguma construção antiga ou pedaço dela. A Estrada Real que liga a vila até o município de Mucugê é um exemplo.
 
Neste post, vou mostrar a região de Igatu com mais ruinas: o bairro Luís Santos.
 
► Como Chegar:
 
Saindo da Praça Central de Igatu.
 
> É só perguntar, a qualquer pessoa, onde fica a Igreja de São Sebastião ou a galeria de Arte e Memória. Todos conhecem. De lá, é só seguir a trilha que leva a Andaraí e pronto. Não leva mais de 15 minutos. É um caminho fácil porém, em declive um pouco acentuado e sem sombra.
 
Vejam as fotos e comentem!
 
Igreja de São Sebastião: outro ponto de referência para se chegar a trilha que leva as ruinas.
Seguindo as setas, você vai em direção a galeria Arte e Memoria.

Inicio da trilha para as ruinas do bairro Luís Santos.
 
 
Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos

Vila de Igatu - Ruínas do bairro Luís dos Santos